Guaracy

Curta-metragem de animação dirigido por Eliete Della Violla e Daniel Bruson. 2023, Brasil, 12 minutos.

Projeto contemplado pelo Edital Proac Expresso N° 25/2021 “AUDIOVISUAL / PRODUÇÃO DE CURTAS”, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Funções: Idealização, codireção, roteiro, animação e narração.

“Guaracy” é uma reflexão sobre o vínculo profundo entre uma neta e seu avô. Ao costurar lembranças, afetos e perguntas sem resposta por meio da animação, tentamos falar também do amor, dos diálogos entre gerações, da presença e da ausência insubstituíveis de uma pessoa querida, do que sabemos e do que nunca saberemos sobre ela.

O curta, animado em stop motion, é uma mescla de recortes de papel, objetos do cotidiano, imagens e vídeos de arquivo impressos.

Explorando as possibilidades plásticas da animação para revisitar a casa do avô, escavar acontecimentos do passado ou imaginar momentos não conhecidos de sua vida, e usando como elo o gosto de ambos pelas artes, o curta acaba falando também da criação artística e da influência da arte na criação de si e da própria identidade, tanto da neta quanto do avô.

Conheça os bastidores da produção
Entrevista com os diretores Download
Pressbook (English) Download
Pressbook (Português) Download